Visita do sacerdote aos doentes e idosos nas casas

“Senhor Jesus, tu me deste a graça de ser ministro e servo de teu Corpo abençoado. Quantas vezes levo o calor de tua visita aos doentes da minha comunidade…Tenho muita alegria em ser teu servidor e poder encontrar pessoas simples e pobres, doentes e idosas esperando a visita reconfortadora de teu amor.Que eu seja digno servidor, que eu possa ter sempre na minha vida esta atitude de serviço e de dom que transpareceram tão belamente em tua trajetória humana…” (Trechos da Oração do MESC)

O Concílio Vaticano II afirma que a Eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristã, assim, se assegura que a Igreja vive da Eucaristia (cf. Ecclesia de Eucharistia, Papa São João Paulo II). Neste sentido, os Ministros e Ministras Extraordinários da Sagrada Comunhão são responsáveis por promover a devoção ao mistério eucarístico.

Todos sabemos que o serviço pastoral dos Ministros e Ministras é auxiliar na distribuição do Sacramento da Eucaristia, entretanto, sua missão primordial é empenhar-se na visita aos enfermos e idosos da comunidade, levando Jesus aos irmãos e irmãs que, por suas limitações, não podem mais participar das celebrações, mas desejam ardentemente a presença vivificante de Cristo em suas vidas.  Esta é uma obra de misericórdia que os Ministros e Ministras têm o privilégio de desempenhar e este privilégio deve ser exercido com alegria, humildade e devoção.

Sendo assim, os Ministros e Ministras devem cuidar da sua vida espiritual e empenhar-se na formação cristã; devem ser testemunhas confiáveis do Evangelho, leigos inseridos no mundo dando testemunho vivo do Cristo Eucarístico.

Jesus é nosso modelo de amor e misericórdia. Ele sempre está ao lado dos fracos, dos pobres e marginalizados, dos enfermos e excluídos. Em cada visita que Jesus realizava, ele devolvia ao ser humano o direito à dignidade e a vida plena.

Visitar quem necessita é um gesto carregado de sentido humano e espiritual. Em cada visita que o/a MESC realiza, leva não somente sua amizade, mas também sua oração e seu carinho às pessoas. Grande é o número de pessoas enfermas e idosas e a cada uma dessas pessoas o/a MESC é enviado como missionário da misericórdia.

Muitos enfermos e idosos quase nunca recebem visita. No entanto, visitar é um gesto profundamente cristão. Jesus sempre visitou quem estava com algum tipo de enfermidade. Em cada visita e encontro, Jesus inaugurava, com seu amor misericordioso, um novo tempo na vida de cada pessoa. Seus gestos de ternura devolviam a paz em cada coração.

O/a MESC é instrumento do amor de Deus por proporcionar esse momento único com Jesus, vivo e presente na Eucaristia, por isso, a visita aos enfermos e idosos requer do/da MESC oração e recolhimento.  Nesta visita, o/a MESC experimenta a graça de levar Jesus-pão a quem tem fome de Sua presença, mas, principalmente, recebe a graça maior de encontrar-se com Jesus, presente na figura daqueles que padecem. 

Informações

 

Horários: Durante o período do advento e após a Páscoa) e nos hospitais com agenda prévia.
Coordenação: Não informado
Telefone:  (11) 3285-4483
Diretor Espiritual: Padre Valmir Neres de Barros

Endereço

 

Endereço: Rua Frei Caneca, 1047 – Bela Vista, São Paulo/SP – CEP: 01307-003