Pastoral da Escuta

O que é a Pastoral da Escuta?

Pastoral da escuta é um serviço voluntário, gratuito, sem discriminação, prestado por pessoas da paróquia menino Jesus de Praga que sejam movidas pela sensibilidade, solidariedade e compaixão. Este serviço é oferecido aos fiéis ou a todos que desejarem dela participar.

Ela acolhe, ouve, ajuda na reflexão, se for o caso, encaminha para o padre ou outra Pastoral e/ou órgão que atendam a necessidades mais específicas. Assim, o agente da pastoral recebe treinamento para dar inicio a atividade de escuta.

O Agente da Pastoral da Escuta não fará confissão, terapia, orientação espiritual ou catequese embora possa fazer uso de algumas ferramentas de sua formação. Será alguém que simplesmente se dispôs a ouvir, implicando através da palavra de Deus, revisar o caminho trilhado da pessoa que é escutada empenhando em ajuda-la pelo simples ato de ouvir. Uma escuta neutra, silenciosa, ética, respeitosa, atenciosa de modo que o outro se sinta acolhido para o seu desabafo.

Deus nos escuta nas nossas necessidades e quer que façamos o mesmo pelo próximo. Quando escutamos nosso semelhante estamos sendo instrumentos de Deus na vida dessas pessoas que são ouvidas por nós. (1Sam3,9-11).

Objetivos da PE

Estabelecer uma relação de ajuda com a pessoa que busca essa pastoral, proporcionando uma acolhida empática e ouvindo-a sem preconceito nem julgamento. Acolhendo bem, oferecendo privacidade e garantindo o sigilo sobre aquilo que foi ouvido.

Auxiliar pessoas que se encontram sobrecarregadas pelas tensões e preocupações que se acumulam no seu dia a dia, as pessoas solitárias, aquelas com dificuldades de relacionamentos e que não têm quem as ouça.

Contribuir com o estado de missão permanente da paróquia, atendendo sistematicamente as pessoas, ouvindo-as e buscando discernir suas necessidades à luz da Palavra de Deus.

Orar pelas pessoas que são ouvidas e, através da oração, interceder por elas para que seus problemas e dificuldades possam ser solucionados, conforme a vontade de Deus. É através da leitura orante da Bíblia/ Lectio divina, que o agente da Pastoral da Escuta pratica sua vida de oração e desenvolve sua espiritualidade de modo que ela possa ajudar os outros.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS

Terça-feira:

Dr. Valter Rodrigues de 11h às 13h e Sra.

Rita Silva Resende de 13h às 14h na Igreja;

Quarta-feira:

Atendimento psicológico à terceira idade: Dra. Dea Maria aos sábados de manhã, das 9h às 11h, com agendamento prévio na secretaria.

Contato secretaria:

Telefone: 11 3285-4483