O Pároco

Nascido em: 14/04/1958

Ordenação diaconal: 23/02/1986

Ordenação presbiteral: 06/12/1986

Padre Valmir Neres de Barros nasceu em Ceres, interior de Goiás, no dia 14 de Abril de 1958. Os seus pais, oriundos do Estado da Bahia, sendo camponeses, migraram para o Estado do Goiás e aí se conheceram e se casaram. Tempos depois, no início da década de sessenta, sua família se mudara para a Nova Capital do Brasil – outrora, sediada no Rio de Janeiro – e que fora recentemente inaugurada no planalto central, localizada no Distrito Federal com o nome de Brasília. Nesta época, o Brasil estava entrando na era da urbanização e industrialização com o Governo do então Presidente Juscelino Kubistchek, fundador da Nova Capital.

Os pais do Padre Valmir tiveram seis filhos dos quais ele é o segundo. Foi nessa nova terra que ele cresceu e viveu boa parte da sua infância e juventude. Em sua fase juvenil, o Senhor o chamou para servir o seu Reino como presbítero da Igreja Católica. Quando em sua vida se deu o despertar para o “chamado de Deus”, ele estava participando de um grupo de jovens, em sua paróquia de residência, na cidade de Taguatinga – DF. Foi o contato com jovens interessados pela descoberta vocacional que fez com que Padre Valmir acabasse descobrindo a sua própria vocação e ingressasse no Seminário dos Religiosos Carmelitas, nesta cidade. Em 1979, depois de finalizar o Ensino Médio, foi para São Paulo iniciar os seus estudos de Filosofia e de Teologia.

O ano de 1986, além de concluir os estudos, recebeu a Ordenação Diaconal em São Paulo nas mãos de Dom Décio Pereira, Bispo auxiliar de São Paulo e a Ordenação Presbiteral em Brasília, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga – DF, nas mãos do Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Geraldo Ávila.

Após sua Ordenação Presbiteral trabalhou em diversos lugares: Brasília, Belo Horizonte, Itu, Jaboticabal e São Paulo, passando por várias paróquias.

Na Igreja Divino Espírito Santo Padre Valmir N. Barros recebeu das mãos do Revmo. Padre Aparecido Silva, Vigário Adjunto da Região Episcopal Sé, a posse de pároco na missa das 10h do dia 13 de março de 2016, com grande participação dos fiéis. Sua provisão foi lhe dada por um período de seis anos. Atualmente Padre Valmir foi nomeado Coordenador do Setor Santa Cecília que engloba sete paróquias da Região Sé.