Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, ajudando a combater a mortalidade infantil e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de gestantes, de crianças menores de seis anos e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.

Objetivo:

A Pastoral da Criança tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. (Artigo 2º do Estatuto).

Fundação:

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo, a Pastoral da Criança hoje marca presença em todos os estados brasileiros e em outros 21 países. Ela alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas, para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.

Ações:

As ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na orientação das famílias para os cuidados com a criança.

Saiba mais sobre as atividades do líder voluntário

Sabe-se que a maior parte dos problemas de saúde podem ser solucionados na família e na comunidade desde que as pessoas aprendam a identificar as doenças e a procurar atendimento médico o mais cedo possível. Para tanto, a educação para a saúde é essencial, pois torna o indivíduo ator dos cuidados com a sua própria vida, consequentemente melhorando a saúde de sua família e de sua comunidade.

Ao longo de três décadas, a entidade ganhou importância e reconhecimento da sociedade. A Pastoral da Criança participa de várias instâncias de decisão sobre políticas públicas e em vários níveis de governo, como os conselhos de saúde, direitos da criança e do adolescente, assistência social e segurança alimentar.

Monitoramento das ações

Um dos muitos diferenciais da Pastoral da Criança é o permanente monitoramento das ações e resultados alcançados, através de um eficiente Sistema de Informação. Outro é a transparência nas demonstrações financeiras. Além disso, a estrutura administrativa na coordenação nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba, é simples e ágil l. Essas ferramentas são importantes para assegurar o apoio das fontes financiadoras e o acompanhamento de milhares de crianças e gestantes a um custo muito baixo e viável.

Informações

 

Horários: Não informado
Coordenação: Zilda Ap. Capovilla Franceschini
Telefone:  (11) 3285-4483
Diretor Espiritual: Padre Valmir Neres de Barros

Endereço

 

Endereço: Rua Frei Caneca, 1047 – Bela Vista, São Paulo/SP – CEP: 01307-003

Últimas Notícias